Colunas

NOVA SÃO PAULO 

colunas

A utilização de colunas de pedra é uma das características marcantes da arquitetura grega, sendo responsável pelo aspecto monumental das construções.
Podemos dizer também que as contruções que utilizam colunas com intúito de se tornarem grandiosas, sofreram influências do estilo barroco. Estilo que surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, e que valoriza a forma em detrimento da funcionalidade.
O Barroco é considerado um veículo do totalitarismo.
Assim sendo, as características gerais do Barroco apelam diretamente para os sentidos, os elementos mais fáceis de serem atingidos na sensibilidade popular, e estão associadas aos seguintes aspectos: grandiosidade, luxo, teatralidade, dinamismo e exagero decorativo. A grandiosidade e o luxo servem como elemento de esmagamento do homem comum, que se sente minúsculo em relação ao espaço monumental e luxuoso, representado pelo palácio e pela igreja. A teatralidade, não somente propicia ao detentor do poder a cenografia que o destaca, mas satisfaz, ao mesmo tempo, o gosto do espetáculo dramático, indispensável ao homem comum e que foi utilizado pelos governantes desde a Antiguidade até hoje, seja ele o faraó egípcio, o imperador romano, Luis XIV ou os ditadores modernos, como Hitler ou Getúlio Vargas. Um outro fato que afirma a utilização de colunas como símbolo de superioridade é que a palavra coluna derida de colun (em grego pênis, orgão ainda utilizado para medir força ou marcar territótrios)
Até em dias atuais encontramos a utilização de colunas nas contruçães de Igrejas, Tribunais, etc  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: